Formação continuada de professores - Educação em transformação: abrindo portas para um novo momento

28 de Abril a 20 de Julho de 2021

Palestrantes
Foto Palestrante

Arlete Boing Petry

 Mãe do Palestrante Marcos que tem contribuído principalmente com a pauta inclusão através de capacitações de professores e profissionais que lidemo com o Transtorno do Espectro Autista- TEA.

Foto Palestrante

Roseli Bonfante

Graduação em Psicologia. Especialização em Terapia Cognitiva. Especialista em Terapia Cognitiva da Infância e Adolescência. Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica. Cursos na área de desenvolvimento infantil e aprendizagem. Experiência em atendimento clínico com crianças, adolescentes e famílias. Experiência em atendimento a crianças com dificuldades de aprendizagem no contexto escolar e transtornos específicos da aprendizagem e desenvolvimento. Psicóloga da Secretaria Municipal de Educação de Rio do Sul no NAM-Núcleo de Atendimento Multidisciplinar, desenvolvendo atividades em diversas áreas de atuação, prestando serviços em diversas unidades educacionais. realizando avaliações de crianças com dificuldades de aprendizagem, psicológicas ou sociais e da educação especial, promovendo e realizando formação continuada dos professores, pedagogos e gestores, avaliações institucionais e articulando com a rede socioassistencial e de saúde.

Foto Palestrante

Rosani Teresa Spaniol Pelissari

Possui especialização em educação pelo FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA(2000).

Foto Palestrante

Thedy Correa

Thedy Corrêa é músico, escritor, compositor e produtor musical. É um dos fundadores da banda de rock Nenhum de Nós, com mais de 30 anos de carreira e nome consolidado no cenário da música brasileira.

Foto Palestrante

Gustavo Reis

Gustavo Reis é um professor, por vocação e por ofício,
que se dedica a mostrar que todo mundo pode estudar
sempre, aprender mais e ensinar melhor.
Bacharel em Ciência da Computação pela UFRGS e mestre
em Design Estratégico pela Unisinos, Gustavo é um
autoproclamado “curioso serial”.

Foto Palestrante

Cleidiana Watte

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2002), graduação em complementação em educação infantil pelo Centro Universitário FACVEST (2007), especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais pela UNOESC (2004), especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial Rural pela UFSC (2009), mestrado em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2012), orientadora de estudos do PNAIC - Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa - MEC (2013-2016). Tem experiência na área de Educação Fundamental pública e ensino superior. Professora da UNETRI - Faculdade da tri-fronteira de Barracão - PR. Atua em cursos de formação continuada de professores e palestras em outras instâncias sociais.

Foto Palestrante

Silviane Lawall Soares

A professora Silviane Lawall Soares possui 20 anos de experiência profissional. Atua em cargos de gestão desde 2010, atualmente exerce o cargo de Diretora de Ensino na UCEFF. Além de possuir experiência como Diretora de Educação a Distância, Coordenadora do curso de Gestão da Tecnologia da Informação na FAI Faculdades, e Gerente de Tecnologia da Informação, foi responsável pela implantação do NEAD na mesma IES; Coordenadora do Polo de Educação a Distância do Centro Universitário FAI em parceria com o Centro Universitário Leonardo da Vinci Uniasselvi. Possui graduação em Informática pela Universidade da Região da Campanha (1997), especialização em Ciência Política pela UNICRUZ (2000), especialização em Docência e Tutoria em EAD (2011) e mestrado em Engenharia Elétrica (2004) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Docente de disciplinas semipresenciais desde 2011 em diversos cursos de Graduação da UCEFF ministrando disciplinas presenciais e semipresenciais na área de gestão e tecnologia da informação. Entre as disciplinas semipresenciais destacam-se: Gestão de Projetos (72h/aula), Sistemas de Informação (72h/aula), Projeto Integrador (72h/aula), Projeto de TCC, Introdução a Educação a Distância. Além disso desenvolveu vários projetos de pesquisa, oficinas e cursos de extensão na modalidade EaD, entre eles o projeto para utilização do Ambientes Virtuais de Aprendizagem para as orientações de trabalhos de conclusão de curso (TCC). Possui ainda experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Gestão da Tecnologia da Informação e Inovação, Engenharia de Software e Tecnologia Educacional. Ministra disciplinas na graduação e em cursos de Pós Graduação Lato-Sensu e MBA. (Texto informado pelo autor)

Foto Palestrante

Rosângela Rommel

Mestra em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2019), professora com pós-graduação em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pela Faculdade Internacional de Curitiba (2011), pós-graduada em Administração Escolar e Supervisão Escolar, graduada em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática no Ensino Fundamental e Médio. Foi professora de anos iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente é coordenadora pedagógica, professora da disciplina "Construção do conhecimento lógico-matemático" na instituição IECOS com sede em Frederico Westphalen e presta assessoria em diversos municípios para Formação Continuada de Professores pela empresa LetraR com sede em Caibi/SC. (Texto informado pelo autor)

Foto Palestrante

Nadia Inês Marconatto

Possui graduação em PEDAGOGIA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1999) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1998). Atualmente é orientadora educacional da Prefeitura Municipal de Tunápolis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: bullying, violência, agressão, aluno, escola, formação de professores e educação, leitura, literatura,escola, infantil, atendimento familiar.

Foto Palestrante

Escola da Criatividade

Profissionais de Educação

Foto Palestrante

Adriana Telöken

Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2002). Atualmente é professora - EEB Santa Helena. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais. Pós-Graduação em Arteterapia, Educação e Saúde. Gestora Escolar na rede pública catarinense por treze anos. (Texto informado pelo autor)

Foto Palestrante

Christiano Ricardo dos Santos

Professor do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP/Campus Santana. Doutorando em Ciência: desenvolvimento sócio-ambiental - UFPA. Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. Diretor do Campus Universitário de Santana - UNIFAP/CSTN. Tem experiência na área de Turismo, Fronteira e Regiões Transfronteiriças e em Educação com ênfase em Teorias e Práticas de Ensino na área de Geografia e Formação Docente. (Texto informado pelo autor)

Foto Palestrante

Douglas Orestes Franzen

Professor na educação

Foto Palestrante

Marisa de Lourdes dos Santos de Mello

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Contestado (1996). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia. Clinica Psicopedagógica: Avaliação e intervenção Psicopedagógica em Clínica. Trabalho voluntário de orientação a equipe que atende alunos com Necessidades Educativas Especiais na Associação Atitude e Vida, (Entidade sem fins lucrativos) criando estratégias educacionais específicas. Acompanhamento escolar para alunos com Dificuldades de Aprendizagem e ou Necessidades Educativas Especiais matriculados no ensino regular sugerindo adaptação curricular, avaliação diferenciada e adaptação de material. Suporte as famílias em como ajudar nas dificuldades escolares e aquisição de novos conceitos. Assessora Pedagógica do INCAPE-Instituto de Capacitação Pedagógica e Eventos- Fraiburgo SC com as seguintes funções: Assessoria Técnica na Inclusão escolar de pessoas com Necessidades Educativas Especiais na Rede regular de ensino e Inclusão no mercado de trabalho. Organização de programas educacionais com material adaptado. Capacitações de profissionais das áreas de Saúde e Educação, através palestras, oficinas, cursos... Assessoria Técnica na Inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais Fazendo avaliação dos alunos, desenvolvendo um programa de trabalho, sugerindo material adaptado, orientando os professores titulares, professores auxiliares e professores de Atendimento Educacional Especializado, na rede municipal de ensino dos seguintes municípios do Estado de Santa Catarina: (Texto informado pelo autor)

Foto Palestrante

Julia Dammann

Mestranda do curso de Modelagem Matemática da UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Pós-graduada em Tópicos de Matemática pela FAVENI - Faculdade Venda Nova do Imigrante (2020). Licenciada em Matemática pela URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2019).

Foto Palestrante

Ritiele Anese

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário - UCEFF (2018). Atualmente é mestranda em educação pela Universidade Regional - URI. Especialista em Educação Infantil. Pós graduanda em Psicopedagogia. Tem experiência na área de Educação e de produção de conteúdos pela UCEFF. Palestrante e pesquisadora de Avaliação Infantil na perspectiva Montessoriana.

Foto Palestrante

Fabrício Labre

Professor de Yoga para Criança e adolescente

Foto Palestrante

Felipe José Bozzetto

Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2015) e Pós Graduado em Metodologia do Ensino de Arte pela Faculdade de Educação São Luís (2017). Atualmente é professor emergencial do Centro Universitário FAI. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música e Teatro

Foto Palestrante

Natálie Schneiders

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário FAI e Pós-graduada em Educação à distância e Novas Tecnologias. Atualmente trabalha na UCEFF de Itapiranga-SC. Experiência como professora de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, atuou como coordenadora pedagógica de uma escola de Educação Infantil.

Foto Palestrante

Elenice Ana Kirchner

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas PR (1998).Cursou pós graduação na FAI. Cursou mestrado em educação pela UNOESC-Joaçaba SC, sendo foco de pesquisa é a Educação em Tempo Integral. Atualmente é professora da FAI Faculdades no curso de Pedagogia, e professora da EMEI Creche Elisabeta Rost. Possui 25 anos de atuação no magistério. Atuou como professora na educação infantil em todos os níveis, séries iniciais, diretora da escola de ensino fundamental e médio em Florianópolis SC.

Foto Palestrante

Simone de Freitas Sanguebuche Bester

Mestre em Letras, área de concentração literatura comparada, 2016. Possui formação em Ensino Normal, graduação em LETRAS pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008), pós-graduação em Supervisão, Orientação e Coordenação Pedagógica pela Portal Portal Faculdades de Passo Fundo- RS (2011). Atualmente é professora na ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO CECÍLIA MEIRELES e ESCOLA MUNICIPAL Rui Barbosa Coronel Bicaco-RS. E professora conteudista da disciplina DIDÁTICA PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: LEITURA, PRODUÇÃO DE TEXTO E LITERATURA -UCEFF- Itapiranga SC. Também atuou como docente nos cursos de Engenharia da Produção, Direito e Pedagogia da mesma Instituição de ensino superior. Tem experiência com anos iniciais e finais da educação básica e no ensino superior na área de Letras, com ênfase em Letras Português e Literatura.

Foto Palestrante

Ronaldo Mota

Diretor Cientifico da Digital Page e Membro Titular da Academia Brasileira de Educação

Foto Palestrante

Claudete Broca

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó -UNOCHAPECÓ(2008), especialização em Psicopedagogia CLINICA E INSTITUCIONAL pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó-UNOCHAPECÓ(2009) e outra em Educação Especial.(2009). Neuropsicopedagogia (2009), Formada em Terapias integrativas: yoga infantil (2015) Yoga Adulto (2018). Astrologia (2016), ThetaHealing (2019) Experiência em Gestão e orientação escolar, coordenação, orientação e consultoria Educacional.

Foto Palestrante

Maria Teresa Schneider Hoelscher

Professora com graduação de Licenciatura em Pedagogia (plena) pela Faculdades Integradas de Santo Ângelo (1986), Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2001) e Mestrado em Psicopedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL-(2005). Atuou anteriormente por vários anos com educação especial ocupando a função de professora e posteriormente diretora. Atualmente é professora aposentada da rede pública do RS, realiza atendimento psicopedagógico clínico e institucional, formação e Capacitação de professores das redes Municipal e Estadual, nos estados de RS, SC. e Assessora Pedagógica do programa União Faz a Vida (PUFV), Fundação Educacional Sicredi, através da UCEFF ? SC. Realizou especialização no INEPpsin Instituto Internacional de Estudos e pesquisa em Psicopedagogia e Neurociências ,no ano de 2019/2020. Atualmente atua com Formação Continuada Pedagógica de Professores no Instituto LETRAR com sede na cidade de Caibi- SC, em diversos municípios da região. Professora nos cursos de pós graduação do Instituto Educacional Conexão Saber -IECOS com sede em Frederico Westphalen. Possui experiência na área de educação de ensino fundamental, médio e universitário com ênfase em Dificuldades de Aprendizagem e Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade. Atua como Professora convidada com palestras, seminários, encontros, cursos em várias universidades, APAES, e formação de professores e pais, promovidos por escolas estaduais e Secretarias de Educação RS, SC. Com diferentes temáticas e disciplinas nos cursos de pós-graduação (CENSUPEG, UNOESC, UCEFF entre outras) e orientadora de estágios clinico e institucional. Tem interesse nas áreas relacionadas a educação, saúde e gestão de pessoas.

Foto Palestrante

Marcos Antônio Fari Júnior

Possui Mestrado em Educação pela Universidade de Blumenau - FURB, e integrante do grupo de pesquisa Educogitans, pertencente à linha de pesquisa Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais. Atualmente é professor da Faculdade Unisociesc, da cidade de Jaraguá do Sul, dos cursos de pedagogia e educação física. Possui certificação internacional em avaliação e aplicação do desenvolvimento motor nos transtornos do neurodesenvolvimento. Coordenador pedagógico do Programa Cultivar. Presidente da Associação Desportiva de Voleibol da cidade de Jaraguá do Sul, coordena o projeto social EVOLUIR, que atente 1500 crianças proporcionando a prática gratuita do voleibol no contraturno escolar. Autor do projeto Volei Júnior e Co-autor dos projetos Hóquei, Badminton e Basquete Júnior. Possui graduação em Educação Física pela Faculdade Jangada e Pós-graduação em Musculação e Condicionamento Físico pela Universidade de Gama Filho (RJ). Realiza cursos, palestras e formações de professores pelo Brasil, com temas voltados para a educação, pedagogia, educação física escolar, esporte educacional e psicomotricidade.

Foto Palestrante

Vianei Luis Hammerschmitt

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ, Especialista em Filosofia Clínica pelo Instituto Packter e Especialista em Ciências Sociais pela Celer Faculdades. Possui graduação em Filosofia, História e Psicologia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição. É formado em Coaching pelo IBC. Foi Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, 2009 - 2016. Atualmente é professor do Centro Universitário Fai de Itapiranga SC. Atua também como assessor de direção na EEB. Pe. Balduíno Rambo coordenando a parte pedagógica da escola e coordenador do Ensino Médio Inovador. Possui experiência em implantação e restruturação de sistemas municipais de ensino, Projetos Políticos Pedagógicos, Educação em Tempo Integral, Ensino Médio Inovador, Avaliação da qualidade da Educação Infantil, Avaliação Escolar e Base Nacional Comum Curricular É palestrante na área educacional, corporativa e empresarial, bem como, consultor na gestão de pessoas.

Foto Palestrante

Edson Lopes

- Graduado em Ciências Biológicas – Bacharel e Licenciatura. - Mestrado em Psicologia – Neuropsicopedagogia pela Universidade do Sul do estado de Santa Catarina. UNISUL - Pós Graduado em Psicopedagogia Clínica. - (UNC) - Especialista em Neurociências do Comportamento. - (UFRS) - NEUROLAB-Bases Neurológicas da consciência – Desenvolvimento humano e aprendizagens. - (UFMG) - Especialista em Desenvolvimento humano e aprendizagens – com ênfase em Neuroplasticidade cerebral. (UFMG). - Especialista em Transtornos do Desenvolvimento - Mackenzie - SP Membro: - SBNeC – Sociedade Brasileira de Neurociencias e Comportamento - ABPP_SC (Associação Brasileira de Psicopedagogia SC - 129/2001) - SBNPp – Sociedade Brasileira de Neurpsicopedagogia; - ABRAZ - Associação Brasileira de Alzaimer; - AMAM - Associação Brasileira de Autismo; - Prof.: Universitário na UNOESC campus de Xanxere/Chapecó Cursos: Psicologia, Pedagogia e Pós graduação. - UCEFF , CELLER, UNOESC, UNISUL, PUC-RS, UPF, FAIS, UEPG, HORUS, FAE, UFPG, UEM, CENSUPEG, UNIC–Primavera do Leste, IERGS, PORTAL, FAPI, IPA, INSTITUTO LUTERANO, IECOS entre outras.

Foto Palestrante

Daniel Skrsypcsak

Professor

Foto Palestrante

Ismael Mignoni

É mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação Física da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria. É Especialista em Personal Trainer e Gerontologia, com temática voltada para a Atividade Física na Prevenção de Doenças Mentais (2019). Atualmente cursa o Curso de Pós Graduação em Educação a Distância. Graduado em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Frederico Westphalen (2015). É Professor do Curso de Educação Física - Bacharelado do Centro Universitário UCEFF de Itapiranga/SC. É Professor de Língua Estrangeira Espanhol na Escola de Educação Básica São José - Linha Sede Capela - Itapiranga/SC. Possui experiência na área de Educação Física. Trabalhou como Professor na APAE - Escola de Educação Especial de Rodeio Bonito; Foi Assessor de Esportes e Professor na Prefeitura Municipal de Rodeio Bonito. É professor de Zumba e ritmos. Participou do Projeto Rondon - Operação Mandacarú/CE em 2015. Coordenou as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC 2017/2018 no âmbito municipal em Rodeio Bonito/RS. É Sócio proprietário da empresa MB Training, empresa esta que trabalha com a Formação Continuada de Professores e realiza palestras para pais e alunos e servidores de escolas.

Foto Palestrante

Edite Sehnem

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Especialização em Educação Especial ? Práticas Inclusivas ? FACVEST - Lages . Tem vasta experiencia na formação de profissionais na Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva , atuando nos seguintes temas: Politicas Publicas referentes às pessoas com deficiência; Alfabetização e Letramento, Planejamento e Avaliação, Adequações Curriculares, Concepções de Deficiencia e Desenvolvimento, Projetos Institucionais. Atuou como professora e responsavel pela direção da Instituição de Educação Especial da APAE de São Miguel do Oeste - Santa Catarina. Atuou tambem na Fundação Catarinense de Educação Especial- FCEE nas seguintes funções: Professora, Coordenadora de Centro,Integradora de Educação Especial e Supervisora de Atividades Educacionais Extensivas . Docente no Curso de Licenciatura em Educação Especial pelo Parfor na UNOCHAPECÓ nas disciplinas Causas e Prevenção das Deficiências, Fundamentos Teórico-Metodológicos da pessoa com Deficiência Múltipla e Estagio Supervisionado.

Foto Palestrante

Douglas Flach

Possui graduação em Matemática (Licenciatura) - Faculdades de Itapiranga (2013) e em Informática (Licenciatura) - Unoesc Virtual (2018), com especialização em Informática Educacional (2013). Tem experiência na área de Matemática e Informática, tendo atuado também com professor de Física. Além disso, possui cursos e projetos com Arduino. (Texto informado pelo autor)

Foto Palestrante

Juliane Colling

Doutoranda em Educação, especialidade de TICs na Educação, pela Universidade de Lisboa, PT; Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Chapecó (2017); Pós graduada em Metodologias Ativas e Multimeios Didáticos pelo Centro Universitário Cidade Verde (2019); especialista em Educação à Distância: Gestão e Tutoria pela Uniasselvi (2016); especialista em Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil (2015); graduada em Gestão da Tecnologia da Informação pela FAI Faculdades de Itapiranga - SC (2014); cursa Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFSC. Coordenadora e Professora de graduação nos cursos de Gestão da Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação e Redes de Computadores no Centro Universitário FAI - UCEFF Itapiranga, atuando também em demais cursos de graduação ministrando disciplinas na área de Tecnologia da Informação. Possui experiência em tutoria de disciplinas EAD, semipresenciais e híbridas, produção de conteúdos para EAD e Design Instrucional de cursos virtuais. Possui interesse na área de Mídias e Tecnologias Educacionais, Formação Docente para uso de Tecnologias, Metodologias Ativas, Design Instrucional, Educação à Distância, Ensino Híbrido, Tecnologia e Inovação, Gestão de Projetos, Sistemas de Informação e Governança em TI.

Foto Palestrante

Marcos Petry

É escritor, palestrante, produtor de conteúdo no canal Diário de um Autista e músico. Tem participado de eventos e seminários pelo Brasil, sempre enfocando o potencial que cada um tem em superar obstáculos, inovar e se reinventar! Evidencia os desafios e o poder das oportunidades que se recebe. Com o canal Diário de um Autista, Marcos busca ajudar no entendimento do Espectro do Autismo: Compartilha suas experiências e vivências. O canal tem chamado a atenção para a integração do individuo autista a comunidade e á sociedade, a produtividade e competitividade.

Foto Palestrante

Marina Boni

Possui graduação em Pedagogia pela FAI - Faculdades de Itapiranga(2017). Atualmente é PROFESSORA/COORDENADORA PEDAGÓGICA do Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional. 

Foto Palestrante

Salete Teresinha dos Santos Anderle

Possui graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Universidade de Caxias do Sul (1989), RS, Brasil, especialização em alfabetização pela Universidade de Caxias do Sul,( 1993) especialização em Educação Especial, pela Faculdade de São Marcos, (2017) RS , Brasil. Mestrado em Psicopedagogia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2005) SC, Brasil. Atualmente é docente na graduação e pós- graduação ( 2019) do Instituto de Desenvolvimento Educacional de Caxias do Sul Ltda, UNIDEAU, RS, Brasil, Psicopedagoga Clínica e Institucional em consultório próprio, docente na Prefeitura de Caxias do Sul, ( desde 2016) RS, Brasil. Livre docente de cursos de pós graduação da Faculdade do Alto Uruguai, docente de cursos lato sensu do Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação LTDA, docente do Instituto de Desenvolvimento Educacional de Caxias do Sul Ltda, UNIDEAU, RS, Brasil. Estudante da Universidade São Francisco, ( 2006) (curso scricto sensu em psicologia) , no INEPpsin Instituto Internacional de Estudos e pesquisa em Psicopedagogia e Neurociências, (especialização),(2019) estudante especialização em Psicologia Organizacional, Faculdade FAVENI, ( 2020) Espírito Santo, Brasil foi docente horista do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e psicopedagoga do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional, Organizacional e Psicopedagogia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnostico, alfabetização, leitura e escrita, dificuldade de aprendizagem, desenvolvimento humano, grupos e projetos, linguagem, memória e alfabetização, letramento e educação especial.

Foto Palestrante

Ariane Luise Bolognini

Graduada em Psicologia pela FURB – Universidade Regional de Blumenau. Pósgraduada em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, pela ASSEVIM – Instituto Educacional do Vale do Itajaí-Mirim. Pós-graduada em Psicologia e Saúde Mental Coletiva pela Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim. Pós-graduada em Gestão Interdisciplinar de Conflitos no Judiciário Contemporâneo, pela Academia Judicial – TJSC. Atuou como Psicóloga na Secretaria de Saúde e Assistência Social de Guabiruba/SC. É servidora pública do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, ocupando o cargo de Psicóloga, há doze anos. Participou como conselheira no CMDCA de Guabiruba e COMAD de Brusque. Atuou como instrutora em Curso de Mediação Familiar e é instrutora na Capacitação para Depoimento Especial e no Programa de Preparação para Pretendentes à Adoção, junto ao TJSC. No Fórum da Comarca de Brusque, atua, principalmente, em processos judiciais das Varas da Família, Infância e Criminal.

Foto Palestrante

Eliezer Pandolfo da Silva

Mestre em Letras- Literatura Comparada da Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ, 2008), Especialização em Ação Interdisciplinar com Ênfase nas Artes pela FAI-Faculdades de Itapiranga (2009), Especialização em Dança pela Horus Faculdades de Pinhalzinho. Atualmente é professor do Centro Universitário FAI-UCEFF Itapiranga, foi professor tutor do curso de Artes Visuais do Centro Universitário Leonardo da Vinci, é professor efetivo da Rede Municipal de Ensino de Itapiranga ,professor da Rede Municipal de Ensino de Barra do Guarita, professor coreógrafo da Escola de Dança Santa Orlan S/C. (Texto informado pelo autor)

Foto Palestrante

Alain Baderha Kalema

Possui Mestrado em Espiritualidade pela Pontificia Universitas Gregoriana (Roma-Itália 2009); Formação de PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL DE RULLA e FORMAÇÃO DOS FORMADORES pela mesma Universidade; Pós-Graduação em FILOSOFIA ?LATO SENSU? pela Universidade Gama Filho (Brasil 2013); Graduação em TEOLOGIA pelo Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus (Brasil 2006); Graduação em FILOSOFIA GERAL - Philosophat Saint Augustin (2002); tem experiência em ESPIRITUALIDADE (Saúde do Espírito) e outras ciências humanas. Atua como Professor da UCEFF (Centro Universitário FAI de Itapiranga SC). Durante anos atua como Palestrante Psico-espiritual, motivacional e relacional. Linhas de PALESTRAS, OFICINAS, SEMINÁRIOS MOTIVACIONAIS: *Educação ? Escola do futuro; *Funcionários ? Cooperação, trabalho e bem-estar; *Alunos ? Autoconhecimento e mudanças conscientes; *Pais e Mães? Maternidade e paternidade responsáveis; *Mulheres - Mestre e a deusa dentro de você; *Professores ? Arte de ensinar; *Famílias ? Fonte e segredo da vida; *Casais ? Relação de qualidade, Amor e paixão; *Culturas ? Entre inter e multi [...] - Diferenças são riquezas. Ex-Religioso e Padre do Sagrado Coração de Jesus.

Cronograma

Música, Educação e Comunicação

28/4/2021 - 19h

Palestrante: Thedy Correa

 

As competências sócio-emocionais e sua importância no processo de aprender

30/4/2021 - 19h

Palestrante: Claudete Broca

 

Autismo e os gatilhos de superação

4/5/2021 - 19h

Palestrantes: Marcos Petry e Arlete Boing Petry

A mediação de conflitos como enfrentamento das violências

7/5/2021 - 19h

Palestrante: Roseli Bonfante

Teorias e práticas para ser racialmente e culturalmente alfabetizado(a)

10/5/2021 - 19h

Palestrante: Alain Baderha Kalema

As dificuldades de aprendizagem e os desafios da sala de aula

13/5/2021 - 19h

Palestrante: Rosani Pelissari

O novo professor: Design, sentido e relacionamento

17/5/2021 - 19h

Palestrante: Gustavo Reis

Como o cérebro aprende

19/5/2021 - 19h

Palestrante: Marisa de Lourdes dos Santos de Mello

Violência contra crianças e adolescentes, identificação e abordagem no ambiente escolar

24/5/2021 - 19h

Palestrante: Ariane Luise Bolognini

Educação 4.0 : ensino híbrido, sala de aula invertida, metodologia ativa

25/5/2021 - 19h

Palestrante: Salete Anderle

Professor: a imagem transcende!

1/6/2021 - 19h

Palestrante: Silviane Lawall Soares

Prática de respiração para a saúde mental de crianças e jovens

2/6/2021 - 19h

Palestrante: Janir Coutinho Batista

O digital além da sala de aula: aplicativos interativos na prática

7/6/2021 - 19h

Palestrante: Juliane Colling

Desafios e oportunidades do professor no mundo digital

9/6/2021 - 19h

Palestrante: Ronaldo Mota 

A literatura como um direito essencial

14/6/2021 - 19h

Palestrante:Simone Sanguebuche

Educação Infantil: desenvolvimento das crianças de 0 a 3 anos

14/6/2021 - 19h

Palestrante: Elenice Kirchner

Bases para Educação Infantil de 3 a 6 anos

15/6/2021 - 19h

Palestrante: Elenice Kirchner

A leitura no contexto escolar: como formar leitores?

15/6/2021 - 19h

Palestrante: Simone Sanguebuche

O brincar e o aprender na Educação Infantil no contexto da pandemia

16/6/2021 - 19h

Palestrante: Rosangela Rommel

A importância dos gêneros textuais no ensino de língua portuguesa: uma linguagem interdisciplinar

16/6/2021 - 19h

Palestrante: Simone Sanguebuche

Contação de histórias: a arte das palavras

17/6/2021 - 19h

Palestrante:Simone Sanguebuche

A Pedagogia Montessoriana e o processo de Avaliação Infantil

17/6/2021 - 19h

Palestrante: Ritiele Anese

Abordagem Pikler: diálogos iniciais e a experiência no município de Tunápolis

18/6/2021 - 19h

Palestrante: Nadia Inês Marconatto

Os recursos tecnológicos aliados na formação de crianças leitoras

18/6/2021 - 19h

Palestrante: Simone Sanguebuche

Pedagogia Waldorf e sua contribuição para a formação do ser humano

21/6/2021 - 19h

Palestrante: Natálie Schneider

O ensino da arte na perspectiva da metodologia triangular

21/6/2021 - 19h

Palestrantes: Felipe Bozzetto; Eliezer Pandolfo da Silva; Adriana Telöken

Desenvolvimento das funções executivas, cognitivas e conativas nos Anos Iniciais.

22/6/2021 - 19h

Palestrante: Maria Teresa Schneider Hoelscher

A arteterapia no contexto escolar

22/6/2021 - 19h

Palestrante: Adriana Teloken

Desenvolvimento dos gêneros textuais nos Anos Iniciais

23/6/2021 - 19h

Palestrante: Maria Teresa Schneider Hoelscher

A arteterapia no contexto escolar

23/6/2021 - 19h

Palestrante: Adriana Telöken

Limites e possibilidades do trabalho interdisciplinar nos Anos Iniciais

24/6/2021 - 19h

Palestrante: Cleidiana Watte

O corpo que vive expressa e se desenvolve: música e teatro no ambiente escolar

24/6/2021 - 19h

Palestrante: Felipe Bozetto

Consciência fonológica na alfabetização

24/6/2021 - 19h

Palestrante: Cleidiana Watte

Limites e possibilidades do trabalho interdisciplinar nos Anos Iniciais

25/6/2021 - 19h

Palestrante: Cleidiana Watte

Leitura de Imagem na poética do olhar

25/6/2021 - 19h

Palestrante: Eliezer Pandolfo da Silva

Concepções de deficiência/Concepções de aprendizagem e desenvolvimento

28/6/2021 - 19h

Palestrante: Edite Sehnem

As contribuições da Neurociência à aprendizagem e desenvolvimento da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

29/6/2021 - 19h

Palestrante: Edson Lopes 

As contribuições da Neurociência à aprendizagem e desenvolvimento da pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

30/6/2021 - 19h

Palestrante: Edson Lopes

Planejamento e Avaliação: organizando diferenciações curriculares

1/7/2021 - 19h

Palestrante: Edite Sehnem

Autismo e Neurociência: múltiplas facetas

2/7/2021 - 19h

Palestrante: Marina Boni

Qual é o papel do Professor no processo de ensino-aprendizagem motora?

5/7/2021 - 19h

Palestrante: Ismael Mignoni

Metodologias ativas no ensino de História e Geografia: caminhos possíveis e interdisciplinaridade

5/7/2021 - 19h

Palestrante: Christiano Ricardo dos Santos

Metodologias ativas no ensino de História e Geografia: caminhos possíveis e interdisciplinaridade

6/7/2021 - 19h

Palestrante: Christiano Ricardo dos Santos

As abordagens pedagógicas da Educação Física e o planejamento do professor

6/7/2021 - 19h

Palestrante: Marcos Antonio Fari Junior

Metodologias ativas no ensino de História e Geografia: caminhos possíveis e interdisciplinaridade

7/7/2021 - 19h

Palestrante: Douglas Orestes Franzen

Avaliação do perfil psicomotor como subsídio para as aulas de Educação Física escolar

7/7/2021 - 19h

Palestrante: Daniel Skrsypcsak

Educação Física escolar: transversalidade e outras possibilidades

8/7/2021 - 19h

Palestrante: Marcos Antonio Fari Junior

Metodologias ativas no ensino de História e Geografia: caminhos possíveis e interdisciplinaridade

8/7/2021 - 19h

Palestrante: Douglas Orestes Franzen

Metodologias ativas no ensino de História e Geografia: caminhos possíveis e interdisciplinaridade

9/7/2021 - 19h

Palestrantes: Douglas Orestes Franzen e Christiano Ricardo dos Santos

Educação Física escolar e criatividade: propostas para uma educação criativa

9/7/2021 - 19h

Palestrante: Marcos Antonio Fari Junior

Atividades práticas na Matemática

12/7/2021 - 19h

Palestrante: Douglas Flach

Educação Matemática e a BNCC: um desafio para a Educação Básica

13/7/2021 - 19h

Palestrante: Rosângela Rommel

Desafios atuais da gestão educacional

13/7/2021 - 19h

Palestrante: Vianei Hammerschmitt

Perspectivas e desafios da Educação Financeira

14/7/2021 - 19h

Palestrante: Julia Dammann

A utilização do software Geogebra para o ensino de geometria

15/7/2021 - 19h

Palestrante: Julia Dammann

Gameficação da Matemática: introdução ao scratch

16/7/2021 - 19h

Palestrante: Julia Dammann

A escola de cabeça para baixo

20/7/2021 - 19h

Palestrante: Escola da criatividade

Contato

Uceff

(49) 36788700

(49) 33193800

eventos.itapiranga@uceff.edu.br