Curso Gestão Empresarial: Revolucionando seu Negócio

8 a 14 de Agosto de 2017

O curso Gestão Empresarial: Revolucionando seu Negócio será um curso de ensino básico de Gestão Empresarial que envolverá áreas de Gestão Financeira, Direito Empresarial e do Trabalho, Marketing, Planejamento Estratégico, Inovação, Gestão de Pessoas, Liderança, Sistema Tributário e Segurança no Trabalho. O curso será ofertado para uma turma de 20 a 30 alunos, envolvendo empresários, futuros empreendedores, associações comerciais, entre outros.

Palestrantes
Foto Palestrante

Me. Rosiane Oswald Flach

Graduada em Administração. Especialista em Gestão de Competências no Mercado de Trabalho. Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (2010). Coordenadora do Curso de Administração da FAI Faculdades desde 2011. Consultora FAI Júnior. Professora do Ensino Superior desde 2010. Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE). Presidente da CIPA em 2015. Ampla experiência no Ensino e no Administrativo de Instituição de Ensino Superior. Entusiasta de um Ensino Superior focado em Metodologias Inovadoras. Contato: rosiane.oswald@bol.com.br

Foto Palestrante

Eder Heberle

Possui graduação em CIENCIAS CONTABEIS - Faculdades de Itapiranga (2005). Especialista em CONTROLADORIA E FINANÇAS - Faculdade de Itapiranga (2008). Professor de graduação das disciplinas de Administração Financeira, Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis, Contabilidade para Administradores I e II, Matemática Financeira

Foto Palestrante

Me. Carline Ternus

Carline Ternus é Professora na FAI Faculdades de Itapiranga. Mestra em Comunicação Midiática, na linha de pesquisa Mídia e Identidades Contemporâneas, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. É publicitária, com graduação em Comunicação Social - habilitação Publicidade e Propaganda, na mesma instituição. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda.

Foto Palestrante

Juliane Colling

Doutoranda em Educação, especialidade de TICs na Educação, pela Universidade de Lisboa, PT; Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Chapecó (2017); Pós graduada em Metodologias Ativas e Multimeios Didáticos pelo Centro Universitário Cidade Verde (2019); especialista em Educação à Distância: Gestão e Tutoria pela Uniasselvi (2016); especialista em Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil (2015); graduada em Gestão da Tecnologia da Informação pela FAI Faculdades de Itapiranga - SC (2014); cursa Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFSC. Coordenadora e Professora de graduação nos cursos de Gestão da Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação e Redes de Computadores no Centro Universitário FAI - UCEFF Itapiranga, atuando também em demais cursos de graduação ministrando disciplinas na área de Tecnologia da Informação. Possui experiência em tutoria de disciplinas EAD, semipresenciais e híbridas, produção de conteúdos para EAD e Design Instrucional de cursos virtuais. Possui interesse na área de Mídias e Tecnologias Educacionais, Formação Docente para uso de Tecnologias, Metodologias Ativas, Design Instrucional, Educação à Distância, Ensino Híbrido, Tecnologia e Inovação, Gestão de Projetos, Sistemas de Informação e Governança em TI.

Foto Palestrante

Me. Letícia Carrion

Brasileira, cidadã italiana. Mestre em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (2009). Especialista em Direito Público pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (1998). Advogada, atualmente é sócio-proprietária em escritório localizado no município de Tenente Portela/RS. Tem experiência na área de Direito Privado. Professora na FAI Faculdades de Itapiranga-SC, leciona matérias de Direito Civil, Direito Empresarial, Direito Ambiental, dentre outras.

Foto Palestrante

Esp. Francisco Dion

Mestrando em Direitos Humanos pela UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Especialista em Direito do Trabalho pela Universidade Castelo Branco - RJ - (2010). Graduado em Direito pela UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008). Professor nos Cursos de Direito em cursos de graduação e pós-graduação na FAI - Faculdades de Itapiranga/SC. Servidor do TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO. Com experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho.

Foto Palestrante

Esp. Cristian Wandscheer

Possui graduação em Ciências Contábeis - Faculdades de Itapiranga (2011). Especialização em Controladoria, Finanças e Gestão Tributária (2014). Atualmente é Gerente Administrativo - Faculdades de Itapiranga. Professor do curso de Ciências Contábeis da Faculdades de Itapiranga, ministrando as Disciplinas de Contabilidade Avançada I e Contabilidade Gerencial. Membro da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES - CPSA. Membro da Comissão "AD HOC" do Artigo 171. Membro da Comissão de Fiscalização do Programa de Bolsa de Estudo e de Pesquisa do Artigo 170. Membro da Comissão do Acervo Acadêmico da Faculdades de Itapiranga.

Foto Palestrante

Me. Nathalia B. Werlang

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Administração na Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Possui MBA executivo com ênfase em Recursos Humanos nas Organizações na FAI Faculdades. Graduada em Hotelaria na Castelli Escola Superior de Hotelaria. Atualmente é professora titular na FAI Faculdades, coordenadora da FAI Júnior e articuladora dos programas de internacionalização da FAI - Faculdade de Itapiranga-SC. Integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Administração e do Curso de Ciências Contábeis da FAI Faculdades. Atua nas áreas de: inovação, empreendedorismo, planejamento estratégico e negócios internacionais. Email para contato: nathaliabw@gmail.com

Foto Palestrante

Esp. Marco Rambo

Possui graduação em Administração - Faculdades de Itapiranga (2005). Especialização em Engenharia de Produção - UNOESC (2010). Atualmente é Gerente Industrial - Laticínios São João Ltda e Professor na FAI Faculdades de Itapiranga. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

Foto Palestrante

Esp. Valicir Trebien

Psicóloga com especialização em Coordenação de Grupos, Gestão de Pessoas e Gestão emprearial. Atuação em docência no ensino superior em graduação e pós graduação desde 2002. Vinte e um anos de atuação em processos de gestão de pessoas e coordenação de equipes. Atuação em empresas multinacionais de grande porte(Ceval Alimentos, Bunge, Cargil Meats Brazil, Marfrig Group, JBS Foods e Seara Alimentos ) Vivencia em cargos de gestão em unidades de produtivas e atuação corporativa. Forte atuação em processo de Gestão de Responsabilidade Social. Auditorias éticas de Clientes como McDonalds, Tesco, Cargill, Nestle, etc. Conhecimento em processos de SWA como SEDEX, BSCI, etc Forte vivencia em todos os processos de gestão e desenvolvimento de pessoas. Atuação no desenvolvimento e aplicação de ferramentas de Recrutamento e Seleção por Competências, Treinamento e Desenvolvimento, Comunicação Interna e Endomarketing. Elaboração/aplicação de processos de Avaliação de Desempenho com aplicação de ferramentas como 9box, avaliação 360°, feedback, PDI, etc. Gestão de Clima organizacional via metodologias do Great Place to Work e Hewitt, aplicação de pesquisa e plano de ação. Atuação como coachig para lideranças e equipes de trabalho; desenvolvimento e formação de lideranças. Forte vivencia em processos de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho e processos relativos a Legislação Trabalhista, Previdenciária e Normas Regulamentadoras do MTE; Atuação como Preposta e negociadora na esfera Sindical e M.T.E e M.P.T.

Foto Palestrante

Esp. Vilson Soethe

Possui graduação em Ciências Contábeis - Faculdades de Itapiranga (2006) e Pós-Graduação "Lato Sensu": Especialização em Planejamento Tributário - Faculdades de Itapiranga (2009). Atualmente é professor - Faculdades de Itapiranga, sócio-cotista da empresa de contabilidade Conceito Consultoria LTDA., diretor e responsável técnico da empresa V&S Assessoria e Consultoria S/S LTDA com atuação predominante em órgãos do poder público. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade e Finanças Públicas

Foto Palestrante

Me. Mirdes Hengen

Possui graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária pelo Centro Universitário Franciscano (2011). Mestre em Engenharia Civil pela UFSM, na área de Construção Civil e Preservação Ambiental (2014). Integrou o Grupo de Estudos e Pesquisas no Concreto, (GEPECON/UFSM). Integrou o Programa de Reestruturação e Fortalecimento do Sistema de Gestão dos Resíduos da Construção Civil do município de Santa Maria-RS. Atualmente, Docente na Fai Faculdades de Itapiranga SC. Professora da Disciplina de Construção Civil II, com enfase em Sistemas Construtivos Inovadores, 8° semestre. Professora da Disciplina de Ergonomia e Segurança do Trabalho, 9º semestre. Professora da Disciplina de Ergonomia e Segurança do Trabalho, 4º semestre. Professora e Supervisora da Disciplina de Estágio I e II. Possui boa comunicação e estilo de liderança. Consegue trabalhar bem em equipe e possui boa disposição e capacidade de aprendizagem de coisas novas. Profissional sempre em busca de novas atualizações, cursos, eventos.

Cronograma

Políticas de Segurança do Trabalho

15/8/2017 - 19h

Conceitos básicos de segurança. Posto de Trabalho. Riscos ambientais como: ambiente térmico, audição, visão, atividade mental e postura adequada (ergonomia). Acidentes de Trabalho: conceitos, causas e custos. Métodos de Prevenção Individual e Coletiva. Órgãos de segurança e ferramentas de apoio.

Proteção das Informações empresariais

22/8/2017 - 19h

Dado, informação e conhecimento empresarial; Importância do armazenamento de dados; Sistemas de Informação Empresariais; Segurança da Informação; Backup; Armazenamento de dados em Nuvem; Aplicativos de criação de documentos online.

Análise tributária para gestão de custos fiscais

29/8/2017 - 19h

Regimes de Tributação. Lucro Real, Lucro Presumido ou Simples Nacional. Elisão e Evasão Fiscal. Operações lícitas que podem trazer redução do pagamento de tributos. A importância do planejamento tributário na gestão financeira da empresa. O enquadramento tributário que garante maior economia para a empresa.

Construindo uma equipe de sucesso

5/9/2017 - 19h

Autoconhecimento e liderança. Estilos pessoais e dominância cerebral. Conhecimento da equipe. Delegação, papéis e Responsabilidades. Comunicação e feedback. Desempenho, reconhecimento e celebração.

Conhecendo o código de defesa do Consumidor

19/9/2017 - 19h

Relação de consumo. Princípios aplicáveis à relação jurídica de consumo. Responsabilidade pelo fato e pelo vício do produto e do serviço. Responsabilidade jurídica nas relações de consumo.

Gestão de Recursos Financeiros para o seu Negócio

26/9/2017 - 19h

Análise da Gestão da Inadimplência e concessão de crédito, os C’s do crédito, controle financeiro das contas a pagar e a receber. Identificação e separação de informações da pessoa Jurídica e Física. Estruturação fluxo de caixa básico das entradas e saídas de recursos.

Análise do ambiente para o planejamento do futuro da organização

3/10/2017 - 19h

Competitividade Empresarial; Fatores Sistêmicos; Fatores Empresariais; Vantagem Competitiva; Empresa Competitiva;Planejamento estratégico - Missão e Visão; Implementação da Estratégia; Estabelecimento de Indicadores; Como, e para que ter Metas.

Liderança na Era do Conhecimento

10/10/2017 - 19h

As organizações e as pessoas. Liderança em uma ambiente em transformação. Gestão de diferentes gerações. Estilos de liderança; Liderança, Poder e Influência nas Organizações; Liderança e Confiança; Grupos e equipes de trabalho nas organizações.

Criando Identidade para sua Marca

17/10/2017 - 19h

Esta disciplina tem por objetivo discutir, tencionar e problematizar a construção das marcas, discutindo a imagem projetada pelas empresas para a criação das identidades das marcas fortes. Construção de marca. Imagem. Brand Equity. Identidade. Personalidade.

Contabilidade aplicada à Gestão de Negócios

24/10/2017 - 19h

A Contabilidade como Instrumento de Gestão. Contabilidade Financeira X Contabilidade Gerencial. Análise dos Demonstrativos Contábeis: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração do Fluxo de Caixa. Os relatórios contábeis. Tomada de decisão baseada nas informações contábeis.

Desenvolvendo equipes criativas e inovadoras

7/11/2017 - 19h

Atributos do profissional criativo e inovador. Etapas do processo criativo e inovador. Ambiente de trabalho e o clima que favorece o comportamento criativo. A implantação de ideias novas nas empresas e as resistências à mudança. Empreendedores internos e técnicas para estimular a criatividade. Adoção de uma conduta criativa e flexível.

Marketing digital para conquistar os consumidores na Web

14/11/2017 - 19h

Esta disciplina tem como objetivo promover a compreensão do universo que engloba o marketing digital, discutindo áreas como o marketing de conteúdo, a publicidade online e o marketing nas mídias sociais. Marketing Digital. Marketing de Conteúdo. Mídias Sociais. Publicidade online.

Formando o preço de venda ideal do seu negócio

21/11/2017 - 19h

Efetuar a formação do preço de vendas através das técnicas do Mark Up Divisor e Mark Up Multiplicador. Identificar os itens que compõem a formação do preço de venda: Custos, Despesas, Impostos, margem de Lucro. Análise da Margem de Contribuição unitária do Produto. E análise do Ponto de Equilíbrio.

Legislação Trabalhista para empreendedores

28/11/2017 - 19h

Conceito de Direito do Trabalho. Novos paradigmas da legislação trabalhista brasileira: as reformas trabalhista e previdenciária e suas repercussões nos empreendimentos locais e regionais.

Contato

Rua Carlos Kummer, 100 Bairro Universitário Itapiranga - SC | 89896-000

(49) 3678-8700

(49) 9841-51850

faijunior@faifaculdades.edu.br