14ª Jornada das Licenciaturas

28 de Março a 6 de Abril de 2018

A 14ª Jornada das Licenciaturas caracteriza-se como curso de formação continuada e Atividade Curricular Complementar de caráter acadêmico e profissional realizado pelo curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário FAI. Em 2018, o evento abordará o tema: Escola de vida: educar para a inteireza, disponibilizando à comunidade momentos de reflexão e aprendizagem, uma oportunidade de, através de atividades diferenciadas, proporcionar a formação ampliada e continuada dos profissionais da Educação

Estudos, pesquisas e teorias da contemporaneidade passaram a destacar a necessidade urgente de práticas pedagógicas voltadas à formação integral do ser humano, com vistas ao desenvolvimento das dimensões sociais, emocionais, espirituais e cognitivas do ser humano.

Palestrantes
Foto Palestrante

Caco Barcellos

O repórter e escritor Caco Barcellos tem 40 anos de experiência na cobertura de assuntos relacionados com a injustiça social e a violência. É um dos três repórteres mais famosos da televisão brasileira, com mais de três décadas de atuação no Globo Repórter, Fantástico, Jornal Nacional e no Profissão Repórter. Atuou por dez anos no jornalismo impresso. Passou pelas redações dos grandes jornais do país e pelas revistas semanais de informação, Isto É e Veja. Na televisão, se especializou na produção de grandes reportagens investigativas para a editora Abril e para a Rede Globo de Televisão. Repórter especial de TV desde 1984, fez parte das equipes do Jornal Nacional, Fantástico e Globo Repórter. Por sete anos foi correspondente internacional, com bases em Nova Iorque, em Paris e em Londres.

Foto Palestrante

Roberto de Souza Crema

Psicólogo e Antropólogo do Colégio Internacional dos Terapeutas - CIT, Mestrado europeu em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade de Paris 13 em conjunto com a Universidade Louvain-la-Neuve (Bélgica), a Universidade de Genève (Suíça) e o Cnam (França), analista transacional didata, com diversas formações na área humanística e transpessoal (Gestal terapia, Terapia familiar, Biodança, Bionegértica, Cosmodrama de Pierre Weil), criador do enfoque da síntese transacional - uma ecologia do ser na perspectiva de uma quinta força em terapia, consultor em abordagem transdisciplinar holística. Foi o coordenador geral do I Congresso Holístico Internacional (1987) que impulsionou a criação da Universidade Internacional da Paz - UNIPAZ e implementador da Formação Holística de Base, no Brasil (1989). Membro honorário da Associação Luso Brasileira de Transpessoal - ALUBRAT, Fellowship da Findhorn Foundation - Escócia, coordenador do CIT-Brasil, Reitor da REDE UNIPAZ. Autor de diversos livros.

Foto Palestrante

Tenile Vicenzi

Tenile é formada em Comunicação Social (PUCPR), tem MBA em Gestão Empresarial (FGV) e é pós graduada em Dinâmica dos Grupos (SBDG). Trabalhou 13 anos em agências de propaganda e na área de marketing de multinacionais (Renault e Volvo) e realiza trabalhos voluntários há mais de 10 anos na área de educação. Desde 2014 investiga modelos educacionais inovadores, e durante um período sabático pela Ásia, trabalhou 6 meses na Green School (Indonésia), a escola mais verde do mundo e um mês na Riverside School (India), onde foi criado o programa Design for Change, além de ter visitado a Barefoot College. Ministra palestras sobre o tema Educação Inovadora e recentemente iniciou o projeto Ateliê de Inovação, que apoia professores a promover experiências de aprendizagem que engajem os alunos e nutram a sua criatividade.

Foto Palestrante

Celso Antunes

Celso Antunes, é nascido em São Paulo no ano de 1937. É Mestre em Ciências Humanas pela Universidade de São Paulo, possui Bacharel e Licenciatura em Geografia e é especialista em Inteligência e Cognição. Autor de mais de 180 livros didáticos e autor de cerca de 100 livros sobre temas na área da educação, com várias obras traduzidas no exterior, ministra palestras e cursos em todos os estados do Brasil, sendo que já palestrou em mais de 500 municípios, além de palestras e cursos realizados na Argentina, Uruguai, Peru, México, Portugal, Espanha e outros países. Atualmente é membro da Associação Internacional pelos direitos da criança brincar, é Embaixador de La Educacion da Organización de Estados Americanos, é membro da entidade “Todos pela Educação”, é consultor educacional da Fundação Roberto Marinho, colaborador emérito do Exército Brasileiro, entre outras atividades.

Cronograma

Acolhida: apresentações culturais e artísticas

28/3/2018 - 18h30min

Apresentações culturais e artísticas

Conferência de abertura: O que é educar para a vida?

28/3/2018 - 19h30min

Palestra: O que é educar para a vida?

Palestrante: Roberto Crema

Acolhida: apresentações culturais e artísticas

2/4/2018 - 19h15min

Acolhida: apresentações culturais e artísticas

Palestra: Escolas Inovadoras pelo mundo: as boas práticas da Green School (Indonésia) e da Riverside School (India)

2/4/2018 - 19h45min

Palestra: Escolas Inovadoras pelo mundo: as boas práticas da Green School (Indonésia) e da Riverside School (India)

Palestrante: Tenile Vicenzi

Oficina Tecnologia: ferramenta na formação de leitores

3/4/2018 - 19h15min

Pressupostos, índices sobre a não formação de leitores, e atividade a partir do programa Audacity.

Mediadora: Simone Sanguebuche

Observação: Trazer notebook

Minicurso: A contribuição da Neurociência nas práticas pedagógicas inclusivas

3/4/2018 - 19h15min

A Neurociência aplicada à Educação vem ao encontro das necessidades do educador/professor à desenvolver fundamentação técnica e científica, orientadas na anatomia e na fisiologia neural da aprendizagem, promovendo então uma maior compreensão de como o cérebro aprende e guarda saberes.

Mediador: Edson Lopes

Oficina de Musicalização: uma possibilidade pedagógica na Educação Infantil

3/4/2018 - 19h15min

Brincadeiras cantadas, brincadeiras de roda e culturais, possibilidades coreográficas, resgate das músicas antigas e, construção de projetos.

Mediadora: Carline Werlang

Observação: Roupas e calçados confortáveis

Minicurso Base Nacional Comum Curricular: a bússola da Educação no Brasil

3/4/2018 - 19h15min

Documento de referência para a Educação no Brasil. Conjunto de habilidades e conhecimentos essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo da Educação básica.

Mediadora: Maria Teresa Hoelscher

Oficina Áudio e vídeo

3/4/2018 - 19h15min

Dicas básicas de edição de áudio e vídeo na prática. Serão utilizados editores do Linux, mas que também são compatíveis com o Windows.

Mediador: Sadi Reckziegel

Mesa Coordenada Diálogo com Autores

3/4/2018 - 19h15min

Ensino de Ciências Humanas e Sociais – temas transversais, reflexões e práticas pedagógicas

Mediadores: Douglas Orestes Franzen, Jenerton Arlan Schütz, Leandro Mayer e Luiz Fernando Ferrari

Oficina de Musicalização, histórias e teatro

3/4/2018 - 19h15min

O corpo que vive, expressa e se desenvolve: uma experiência lúdica, artística e pedagógica

Mediador: Felipe Bozzetto

Oficina Ludicidade na alfabetização

3/4/2018 - 19h15min

Alfabetização e letramento. Vivências de situações de leitura e escrita, nos anos Iniciais do Ensino Fundamental, utilizadas para aprendizagem.

Mediador: Elaine Kummer Muller

Oficina de jogos com o PowerPoint

3/4/2018 - 19h15min

Autoria de Objetos de Aprendizagem por meio da criação de jogos interativos utilizando o recurso de hiperlink do Power Point.

Mediadora: Juliane Colling

Oficina Rodas de terapia

3/4/2018 - 19h15min

Técnicas para o bem estar pessoal

Mediador: Renan Breansini

Oficina de Ensino através da Experimentação

3/4/2018 - 19h15min

Destinado aos professores de física, química e matemática

Mediador: Irmão Santos Diez

Desenvolvimento motor nas aulas de Educação Física e o esporte escolar

3/4/2018 - 19h15min

Mediador: Valdeci Luiz Dassoler

Palestra: Como ensinar valores, estimular inteligências e discutir-se emoções

4/4/2018 - 19h15min

Palestra: Como ensinar valores, estimular inteligências e discutir-se emoções

Palestrante: Celso Antunes

Acolhida: apresentações culturais e artísticas

4/4/2018 - 19h15min

Acolhida: apresentações culturais e artísticas

Acolhida: apresentações culturais e artísticas

6/4/2018 - 18h30min

Acolhida: apresentações culturais e artísticas

Palestra: Superando Desafios: o verdadeiro valor da vida

6/4/2018 - 19h15min

Palestra: Superando Desafios: o verdadeiro valor da vida

Palestrante: Caco Barcellos

Contato

Rua Carlos Kummer, 100 Bairro Universitário Itapiranga - SC | 89896-000

(49) 3678-8700

(49) 9841-51850

jornada.itapiranga@uceff.edu.br